gratidao

O tema da gratidão tem me acompanhado há algum tempo, curiosamente desde que me vi numa situação profissional e pessoal que, para mim, era o fracasso, ou pelo menos algo bem próximo disso.

Por conta de dificuldades financeiras, decidi cortar gastos diversos e ficar somente com o que fosse realmente importante para mim. E assim fui também selecionando relações, e mantendo mais próximas de mim aquelas pessoas mais significativas.

O que percebi nessa situação foi que passei a me sentir muito mais feliz do que era antes, isso porque era grata por cada coisa que possuía, cada evento que frequentava, cada amigo com quem me encontrava. Entrando em contato com o que era essencial pude perceber o que realmente gerava um impacto positivo em minha vida e sem o que eu não poderia ficar.

Passei a ler sobre a relação entre gratidão e felicidade e a ficar mais atenta a essa relação em minha vida e na vida das pessoas à minha volta. A decisão de lançar o projeto Viva com Sentido foi bastante influenciada por esses estudos e observações.

Alguns estudos científicos mostram a correlação positiva existente entre a prática de expressar gratidão e a felicidade percebida. Para tornar essa conclusão acessível para além dos laboratórios, o pessoal da Soulpancake fez um vídeo muito emocionante, quando pediram para pessoas escreverem cartas de gratidão a pessoas significativas em suas vidas. Vale chorar ;)

Eu falei sobre a relação entre gratidão e felicidade no CONAFEP, 1o Congresso Nacional de Felicidade e Plenitude, que foi ao ar no dia 06/08/14. Na minha palestra também dei dicas, comprovadas cientificamente, sobre como utilizar a gratidão para aumentar a felicidade imediata e duradoura.

Se você gostaria de uma palestra ou workshop meu sobre gratidão – presencialmente ou online – me conta nos comentários! Quem sabe a gente realiza? ;)

Se você costuma praticar a gratidão, conte aqui nos comentários como é sua prática e o que você percebe em termos de impacto na sua felicidade e na felicidade das pessoas à sua volta. Sempre podemos aprender uns com os outros!

Imagem: Pinterest

8 comments on “Pessoas felizes são mais gratas ou pessoas gratas são mais felizes?”

  1. Mesmo nos momentos em que me sinto pra baixo, sempre consegui enxergar coisas boas na minha vida, as compensações. Mas não me expressava. Como disse o monge, é preciso parar, olhar e seguir. Hoje, especialmente, me sinto grata por ter um jardim. Estou super cansada por que dia de jardineiro tem muito trabalho. Mas a casa está limpa, o jardim arrumado e me sinto grata por isto.

    • Oi, Mamis!
      Expresse sempre sua gratidão! Você vai ver como o “jardim” vai ficar mais florido, verdinho e perfumado!
      Vou aproveitar e expressar minha gratidão por ter você como mãe. Você é do jeito que eu precisava que fosse! :)
      Um beijo!

  2. Vivan acredito que realmente somos mais felizes qdo somos gratos. Expressar nossa gratidão faz com que a gente olhe pra quanta coisa boa acontece em nossas vidas!
    Adorei o post.
    Parabéns pela iniciativa do projeto.
    Abraços
    Tamara

    • Oi, Tamara!
      Também acredito nisso! É incrível como o mundo fica mais vívido e rico quando somos gratos a cada pequena coisa, não é?
      Gratidão por suas palavras! Elas me fortalecem e me fazem querer seguir em frente! Espero ter você sempre por aqui!
      Abraços!

  3. Cara Vívian, sou muito grata e feliz por sua amizade! Obrigada por compartilhar suas ideias, seus textos… adorei o estilo, o ritmo, a forma. Muito autêntico… é você mesma! Como eu já disse: SENSACIONAL.

    • Fla, também sou muito grata por sua amizade, que envolve tanto carinho, apoio, dicas, feedbacks “incrivelmente verdadeiros” e a certeza do amor mesmo quando os dias corridos dificultam nossos encontros! Sou grata por você, que me conhece tão bem, me reconhecer nos meus escritos! Sinal de que estou no caminho certo, o da autenticidade. Um beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *