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O tema deste mês de Julho aqui no blog é Energia. Acredito que a energia não seja algo que brota de dentro da gente, mas sim que é gerada pelas nossas ações. Ou seja, se eu estiver me sentindo desanimada, sem forças para realizar o que preciso, não adianta ficar esperando a energia surgir! Preciso criá-la!

Um dos aspectos que mais influencia nossa energia no dia a dia é o sono. Uma boa noite de sono aumenta muito a probabilidade de nos sentirmos prontos para os desafios do dia, tanto com a força física necessária como com a concentração, memória e calma requeridas para analisar situações, resolver problemas e nos relacionarmos serenamente com as pessoas à nossa volta. Eu sinto isso muito claramente na minha vida, e você?

No livro The Happiness Project (editora Harper), a autora Gretchen Rubin faz um apanhado de dicas para uma boa noite de sono, e eu compartilho com vocês algumas delas e meus comentários:

1 – Evitar cafeína à noite
2 – Evitar realizar atividades que requeiram ou produzam a mente alerta
3 – Manter a temperatura do quarto um pouco mais baixa
4 – Fazer alguns alongamentos
5 – Diminuir a luminosidade do quarto próximo à hora de dormir, e o quarto bem escuro no momento em que for dormir mesmo

Todas essas dicas chamam a atenção para a redução dos níveis de excitação externa e interna, induzindo o corpo a funcionar mais lenta e relaxadamente. Eu tendo a evitar café e chá preto ou de mate após as 21h, mas esse limite de horário é muito particular! Conheço pessoas que têm o sono atrapalhado pela cafeína do cafezinho de depois do almoço. É interessante que você se observe e veja qual é seu limite.

Evitar atividades mentalmente excitantes é um tanto difícil para quem estuda ou trabalha à noite (como eu). Como preciso estar alerta à noite para dar aulas de qualidade, tento diminuir o ritmo quando chego em casa, evitando TV, computador, mensagens no celular e leituras técnicas. Na cabeceira da minha cama só cabem romances e contos bem leves! Nem sempre consigo fugir das redes sociais a essa hora, e confesso que essa é uma batalha constante comigo mesma!

O quarto mais fresquinho sem dúvida torna a noite de sono mais agradável, concorda? O inverno já dá uma forcinha :) E espreguiçar como um gato ou cachorrinho antes de deitar alivia as tensões corporais e predispõe a uma entrega maior ao estado de relaxamento que “chama” o sono.

Particularmente eu não sigo à risca a dica de manter o quarto bem escuro, porque funciona de verdade! O problema é que se o quarto permanecer escuro pela manhã é bem provável que eu tenha dificuldade para despertar. Nosso corpo é preparado biologicamente para adormecer com a escuridão e despertar com a claridade, e eu me sinto muito mais disposta quando acordo com a luz do sol entrando aos poucos no meu quarto do que com o som do despertador no meio da escuridão de um quarto com blackout nas janelas! Mas o que faço é apagar todas as luzes da casa, não manter aparelhos eletrônicos no quarto (por conta das luzinhas) e ter uma cortina leve, de modo que a claridade externa não entre tanto no quarto, mas também não impeça a luz do sol pela manhã.

Rubin não menciona, mas é interessante também estabelecer um ritual próprio para dormir, algo que produza um estado de relaxamento e que sinalize para seu próprio corpo que está na hora de desacelerar e dormir. Eu gosto de tomar um banho morno com as luzes do banheiro bem baixinhas (às vezes acendo apenas velas), uma música calma e um sabonete próprio para a noite (hoje em dia há vários com óleos essenciais que induzem ao relaxamento). Após o banho, uma xícara de chá de erva-doce ou camomila acompanhando uma leitura leve no quarto iluminado só com o abajur e logo consigo dormir como um bebê!

E como é seu sono? Você conhecia essas dicas? Já aplica alguma delas nas suas noites? Conte aqui nos comentários como sua rotina de dormir influencia na energia dos seus dias, e sinta-se encorajado a inserir algumas dessas dicas nas suas próximas noites!

Imagem: Pexels

4 comments on “Como gerar energia com uma boa noite de sono”

  1. Já utilizei essência de camomila ou fervi alecrim e coloquei a vasilha com ele bem quente na cômoda perto da cama. Ajuda muito e o cheirinho é ótimo.

    Obrigada pelas palavras e trabalho querida.

    • Ka, que dicas boas! Alecrim nunca usei para dormir. Faço chá de camomila de vez em quando, mas confesso que gosto mais de erva-doce! Também já usei óleo essencial de laranja doce. Coloco umas gotinhas num recipiente de cerâmica ao lado da cama e me entrego ao sono! :)
      Grata por sua presença sempre por aqui! Bjs

  2. O computador ou celular à noite é realmente um caso sério pra mim. E parece um vício. Não consigo chegar em casa e não dar nem uma olhadinha no que tá rolando no Facebook ou no WhatsApp. Aí, começo a comentar os posts, ler os artigos… e na hora de deitar, a cabeça está a mil por hora.

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