Chá quentinho para curtir o frio!

Com a chegada do inverno temos a impressão de que nossas opções de lazer ficam mais restritas. Nem todo mundo se dispõe a sair na rua, frequentar bares, restaurantes, museus, espaços públicos em geral. Até programas entre amigos, na casa de um deles, é difícil de acontecer. Especialmente à noite, quando as temperaturas caem ainda mais!

Eu já fui uma pessoa que odiava o inverno. Ficava mal humorada, reclamona, com o corpo tenso todo o tempo. Mas felizmente nos últimos anos venho lindando melhor com o tempo frio, e aprendendo a encarar esses momentos como boas oportunidades de recolhimento e prazer.

Ao invés de ficar me queixando do inverno e das baixa temperaturas (algo que fazia a cada cinco minutos), dou um jeito de me aquecer de forma eficiente e lanço mão de algumas atividades simples, baratas e que eu possa fazer sozinha ou acompanhada. Veja então 5 coisas simples para fazer no frio:

  • Ler um bom livro, aquecida por um chá quente e uma manta aconchegante.

Sabe aquele livro que estava abandonado porque com o calor você não se concentrava ou tinha atividades concorrentes demais? É a hora dele! Um chá quentinho de ervas e especiarias, que aceleram o metabolismo e ajudam a espantar o frio de dentro para fora, é uma excelente companhia (ou um café!). A manta aconchegante completa o kit meu-momento-perfeito, que pode ficar ainda mais perfeito se tiver o ronronar de um felino bem pertinho ou os pés do amado aquecendo os meus.

  • Liberar sua criatividade

O momento de recolhimento proporcionado pelo frio é ideal para o exercício da criatividade. Está tudo mais calmo, externa como internamente, não há tantas distrações te atrapalhando a dar vazão às suas ideias. Pode desenhar, colorir, bordar, tricotar, fazer crochê, pintar, escrever… Você pode simplesmente entrar em fluxo e fazer, fazer, fazer… Com o adicional de ser muito bacana desfilar por aí (quando tiver a coragem de enfrentar o frio na rua, rs) aquecida com aquele cachecol único, que você mesma teceu, ou presentear alguém com o produto do seu momento criativo! <3

  • Assistir àqueles filmes da sua lista do Netflix, ou fazer uma maratona de uma série nova.

Hora de atualizar a lista do Netflix! Afinal, dá um arrepio na espinha só de pensar no ar condicionado das salas de cinema e no estado formigueiro-em-festa que ficam os shoppings nessa época de frio + férias escolares! Em vez disso, se permita a brilhante combinação do sofá todo pra você + pipoca a um preço decente e um enorme acervo de filmes e séries! Difícil é escolher: uma comédia leve, um drama para se derreter, aquele documentário que te recomendaram há tempos ou aquela série viciante que você estava evitando… Vai lá, dá o play! (e me conta nos comentários o que você tem assistido ou indica!)

  • Mexer seu corpo com yoga, alongamento ou dança

Você pode espantar o frio movimentando seu corpo sem nem precisar sair de casa. Uma boa série de alongamento vai acordar seu corpo gentilmente e evitar que suas articulações congelem! :) Uma sequência de posturas de yoga também pode gerar calor de dentro para fora, acredite! Seja fazendo mais rapidamente a transição entre as poses, seja fazendo sequências que acionem mais o plexo solar gerando vigor e disposição. O YouTube pode te ajudar nessa parte! Dançar (como se ninguém estivesse vendo!) também aquece e é muito divertido! Não se esqueça da meia com antiderrapante para evitar acidentes! :) E claro, pega leve pra não ter nenhuma distensão!

  • Cozinhar algo bem aconchegante

Existe até nome para isso: comida confortável, ou comfort food. Uma sopinha, uma salada morna, uma massa ou mesmo um bolo ou pão, podem aquecer seu corpo, sua cozinha (viva o fogo e o forno aceso!) e seu coração! Ver os ingredientes se transformando em algo novo e único, exalando o aroma gostoso que recria momentos de afeto, é pura magia. Cozinhar é um ato de amor, incluindo o autoamor! <3 Se você tiver com quem compartilhar o que cozinha, melhor ainda. Vale o tempo despendido e o trabalho investido!

Uma última dica (bônus): se estiver de dia, aproveite um tempinho para se sentar ou caminhar ao sol (dez minutos que seja). O sol é excelente antídoto para tristeza, desânimo e baixo astral, que são muito frequentes no inverno. Se permita ser recarregada com a energia maravilhosa do astro rei!

E então, o que achou dessas sugestões de coisas simples para fazer no frio? Ajude a ampliar nosso leque de possibilidades deixando nos comentários a sua sugestão! Conta lá: quais são suas atividades preferidas em dias frios?

2 comments on “5 coisas simples para fazer no frio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *