É possível que você já tenha se sentido alguma vez na vida como uma folha de papel na ventania, tendo suas emoções levadas de um lado para outro, ao sabor dos acontecimentos ~confusos~ ora bons, ora ruins. Alegria e tristeza se alternando sem que você soubesse muito bem se poderia fazer alguma coisa para controlar o caos dentro de você ou pelo menos prolongar aquela alegria momentânea.

As emoções que experimentamos, incluindo a alegria, são respostas nossas a eventos do ambiente. Então essa sensação de ~ser levada pelo vento~ é real! Para ficar mais complexo, os eventos aos quais respondemos não precisam ser coisas palpáveis (como bolo de chocolate, gotas de chuva ou uma pessoa “vivinha da silva” na sua frente). Também respondemos a pensamentos, lembranças, projetos, situações imaginadas. Pesquisas mostram, inclusive, que nosso corpo apresenta as mesmas respostas (talvez com intensidades diferentes) tanto diante de situações “reais” como diante de situações imaginadas.

person-human-female-girl

No entanto, dizer que respondemos ao ambiente não significa que sejamos maquininhas simplesmente programadas para atender a comandos. Somos seres ativos no mundo, e podemos trazer para nossas vidas aqueles eventos que vão possibilitar que respondamos de um jeito ou de outro.

Ou seja, ~é nosso direito e nossa responsabilidade fazer do nosso mundo um lugar melhor para vivermos~

Assim, podemos criar situações que nos gerem alegria [e aos outros também, diga-se de passagem!], seja observando atentamente algo que está acontecendo agora, seja trazendo lá do passado algum evento gerador de alegria ou imaginando / projetando algo que ainda nem existe mas que já pode aquecer nosso coração agora mesmo.

E sabe o que é melhor? Podemos fazer isso todos os dias! 

Veja abaixo 20 atitudes para gerar mais alegria para a sua vida:

1 – Experimentar sabores diferentes

2 – Observar crianças brincando

3 – Ouvir uma música que marcou uma época boa da vida

4 – Mexer o corpo (dançando, correndo, pulando…)

5 – Fazer planos de viagem

6 – Observar a natureza à sua volta (o céu azul, o por-do-sol, a chuva, as folhas das árvores se movendo com o vento)

7 – Brincar com um bichinho

8 – Lembrar de passagens divertidas da sua vida

9 – Celebrar um momento especial, uma conquista, um aprendizado

10 – Dar um abraço apertado

11 – Ajudar uma pessoa que esteja precisando

12 – Deixar fluir sua criatividade (escrevendo, pintando, colorindo, cozinhando…)

13 – Enfeitar a casa (ou seu cantinho)

14 – Deitar na cama depois de um dia intenso

15 – Bater papo (de preferência pessoalmente) com uma pessoa amiga

16 – Realizar seu trabalho identificando o propósito dele

17 – Dançar de olhos fechados

18 – Curtir breves momentos de silêncio

19 – Receber cafuné

20 – Cantar

Essa lista é uma sugestão, e pode ser aumentada infinitamente… Que itens você incluiria nela? E qual vai ser sua atitude ~hoje~ para gerar mais alegria em sua vida? Me conta nos comentários, ok? ;-)

Neste mês eu quero te convidar para experimentar o poder da alegria fazendo parte do Movimento Pequenas Alegrias! Assim como fizemos com os #21diasdegratidao, estamos postando nas redes sociais uma pequena alegria por dia, durante os 29 dias de fevereiro. Ao fazer isso, usamos as hashtags #pequenasalegrias e #vivacomsentido, assim todo mundo pode se ligar {e se contagiar} com nossas alegrias ao longo desses dias. Vamos lá? Eu tenho postado no Instagram (@vivimarchezini) e no Facebook. Busca lá as hashtags pra ver!

Imagem: Pexels

2 comments on “20 atitudes para gerar mais alegria”

    • Oi, Luíza!
      Que bom você por aqui! :) Grata pelo comentário! Foi isso mesmo que busquei trazer: atitudes simples, que não demandam grandes recursos financeiros, ou de tempo nem mesmo de esforço.
      Espero que sua vida esteja repleta de momentos de alegria, viu?
      Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *